O arroz de suã é um prato típico e acolhedor da culinária mineira, repleto de sabor e aromas irresistíveis. Essa receita, que combina ingredientes simples com um preparo carinhoso, é ideal para um almoço ou jantar especial, trazendo à mesa a essência da cozinha caseira de Minas Gerais. Siga o passo a passo e encante a todos com essa delícia!
Confira outras receitas:
Como fazer arroz de suã
Para preparar o arroz de suã, começamos temperando a carne de suã com uma mistura aromática. Em seguida, utilizamos a técnica “pinga e frita” para cozinhar a carne, garantindo uma textura macia e um sabor intenso. O arroz é incorporado no final, absorvendo todos os temperos e se transformando em um prato completo e irresistível.
Ingredientes da receita de arroz de suã
- 200 gramas de bacon
- 3 cebolas
- 2 ½ xícaras (chá) de arroz
- 2 kg de suã de porco
- ½ colher (sopa) de páprica defumada
- ½ colher (sopa) de açúcar
- ½ copo de vinho branco seco
- Tempero alho e sal a gosto
- Ora-pro-nóbis a gosto
- Pimenta calabresa a gosto
- Chimichurri a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Tomatinho cereja a gosto
- 3 folhas de louro
- Óleo a gosto
- Água quente o quanto baste
Modo de preparo
- Tempere os pedaços de suã de porco com alho e sal, suco de limão, páprica defumada e chimichurri. Misture bem para cobrir toda a carne com os temperos.
- Aqueça o óleo em uma panela de pressão e adicione o suã temperado. Tempere com pimenta-do-reino e pimenta calabresa e frite bem, mexendo ocasionalmente, para dourar todos os lados.
- Adicione o açúcar e mexa para caramelizar. Refogue mais um pouco, retire o suã da panela e reserve em uma travessa.
- Na mesma panela, refogue a cebola picada até dourar. Acrescente o vinho branco e mexa para soltar os sabores do fundo da panela.
- Adicione o suã reservado, as folhas de louro e o bacon picado. Misture bem e inicie a técnica “pinga e frita”, adicionando pequenas quantidades de água e deixando a carne cozinhar e fritar novamente. Repita o processo até que o suã esteja bem macio.
- Retire o suã da panela e reserve novamente. Adicione um pouco de água quente à panela para “deglaçar” o fundo e recuperar os sabores.
- Acrescente o arroz cru e lavado, misture bem, cubra com água e cozinhe até que o arroz esteja pré-cozido.
- Adicione o suã, misture e incorpore o cheiro-verde, ora-pro-nóbis cortado em tiras e ajuste o sal. Complete com água se necessário e cozinhe até o arroz estar no ponto.
- Retire do fogo e sirva quente, decorado com tomatinhos cereja, se desejar.