Feijão Tropeiro Mineiro Que Vai Deixar Sua Mesa Ainda Mais Especial
Descubra o segredo do feijão tropeiro autêntico e traga o sabor de Minas para sua mesa com essa receita fácil e cheia de tradição!
O feijão tropeiro é um ícone da cozinha mineira, carregado de história e sabor. Essa receita combina ingredientes rústicos, mas ricos, como bacon, calabresa e carne seca, com a leveza de ervas frescas e o toque especial da farinha de mandioca. É perfeito para um almoço ou jantar que pede um prato principal inesquecível.
Preparar o feijão tropeiro é mais fácil do que parece, e o segredo está no cuidado com cada etapa. O feijão cozido no ponto certo, combinado com carnes bem douradas e temperos frescos, resulta em um prato cheio de sabor. Finalize com farinha de mandioca para dar aquela textura inconfundível.
Ingredientes da receita de feijão tropeiro
500 gramas de feijão carioquinha
200 gramas de carne seca dessalgada
200 gramas de calabresa em cubinhos
200 gramas de bacon picado
3 dentes de alho picados
3 folhas de louro
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) rasa de sal
½ colher (sopa) de banha de porco
½ pimentão vermelho picado
½ pimentão amarelo picado
1 pimentão verde picado
½ xícara (chá) de farinha de mandioca
1 cebola picada
1 colher (chá) de páprica defumada
Água fervente o quanto baste
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho em água por 1 hora. Escorra e transfira para a panela de pressão.
Adicione água fervente até cobrir 4 dedos acima do nível do feijão, junte a páprica defumada, as folhas de louro e o sal. Misture bem.
Cozinhe em fogo médio por 10 minutos após pegar pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e verifique o ponto do feijão. Se necessário, cozinhe mais um pouco. Reserve.
Em uma panela, aqueça a banha de porco e frite o bacon até dourar levemente.
Acrescente a calabresa e a carne seca dessalgada, misturando bem para fritar levemente.
Adicione a cebola e o alho, refogando por 4 minutos. Em seguida, coloque os pimentões vermelho, amarelo e verde, refogando por mais 2 minutos.
Retire metade desse refogado e reserve. Na panela, misture o feijão cozido (sem o caldo) com a outra metade do refogado. Mexa para incorporar bem os sabores.
Transfira para uma tigela grande, adicione o restante do refogado, a cebolinha, o coentro e a farinha de mandioca. Misture levemente para incorporar os ingredientes.
Sirva em seguida e aproveite essa verdadeira explosão de sabores mineiros.